A importância de um ambiente climatizado
O ar condicionado proporciona um ambiente acolhedor  e uma atmosfera confortável com seu controle de temperatura e umidade, além de produzir um ar limpo e saudável quando associado a um rígido controle de manutenção preventiva. Existem opiniões controversas quanto ao uso indiscriminado de aparelhos de ar condicionado pois muitas vezes eles são vinculados a gases poluentes. Porém, hoje existem inúmeras opções com gases alternativos não poluentes como o R-134 e R-410 além de sistemas que funcionam com gás natural, o que desmistificam as questões ambientais.

São inúmeros os benefícios que o ar condicionado pode oferecer, dentre eles:
Efeitos diretos na produtividade:
Um ambiente com temperatura agradável e controlada proporciona melhores condições de trabalho, aumentando o rendimento.

Bom funcionamento de aparelhos eletrônicos:
A temperatura ideal, agregada ao controle de umidade auxilia o bom funcionamento de aparelhos eletrônicos. A vantagem é o aumento da vida útil dos equipamentos, diminuindo sua manutenção e reduzindo seu desgaste. 

 

Manutenção preventiva – Um ponto chave para a lucratividade

A manutenção preventiva de sistemas em geral é pouco difundida no mercado nacional, contudo muitos administradores e engenheiros têm mudado esta perspectiva ao entenderem a importância e os benefícios que ela traz.

Em um cenário econômico onde o corte de despesas operacionais é imprescindível para a lucratividade das empresas, a manutenção de sistemas entra como poderosa aliada para evitar gastos dispendiosos por de quebras e panes que podem ocorrer aleatoriamente, por diversos fatores.

Com planos de manutenção programados é possível reduzir os riscos de quebras pois o desgaste dos componentes são identificados com antecedência, dando margem de tempo para a substituição e continuidade no funcionamento. Desta forma o rendimento do equipamento e sua vida útil são prolongadas, além de possibilitar a programação de parada de sistema, sem comprometer a rotina diária do cliente.

Em equipamentos de ar condicionado, além da economia pelo prolongamento do ciclo de vida dos equipamentos, a manutenção preventiva assume o importante papel de combater o acúmulo de fungos, bactérias, poeira e poluentes em geral, garantindo ar puro e um ambiente saudável.

 

Você já pensou sobre a qualidade do ar que você respira?

Saúde e bem estar são assuntos importantes para todos e frequentemente somos surpreendidos ao passarmos grande parte do nosso dia em ambientes fechados. Comumente colegas de trabalho têm crises alérgicas ou contraem o viroses em uma reação em cadeia, quando a troca de ar não é feita adequadamente. Mas o que fazer para precaver-se dessas situações desagradáveis mas que tornaram-se comuns?

Ambientes climatizados, independente do sistema escolhido, devem seguir uma rígida rotina de manutenção preventiva conhecida como PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle), exigida pelo Ministério da Saúde, através da portaria 3.523 de 28/08/1998 e pela Anvisa, através da resolução nº 9 de 16/01/2003. Com um plano de manutenção, além das verificações mecânicas de funcionamento dos equipamentos, efetua-se também sua limpeza com produtos específicos, evitando a proliferação de fungos e bactérias, além da remoção de partículas de poeira, que acumulam-se naturalmente no sistema.

Para sistemas que utilizam redes de dutos, a análise microbiológica do ar é uma excelente opção. Recomendada pela ANVISA, é uma forma de avaliar a qualidade do ar dos ambientes climatizados, e assim, quando necessário, efetuar a limpeza dos dutos com equipamento especial.

Medidas simples como essas garantem ambientes saudáveis e seguros.



Scroll Tech e Scroll Service são marcas registradas.
©2012